domingo, 13 de setembro de 2015

[Exploring Morocco] golden Sahara

A viagem para o deserto foi exaustiva. Debaixo de um calor intenso, a desidratação era um desfecho demasiado previsível.  Sob vento, calor e paisagens desérticas, demorarmos 10 h para chegar a Merzouga. Lá para o meio da viagem surgiram as primeiras montanhas do grande Atlas e, até ao pôr do sol, as paisagens foram tão arrebatadoras que nos permitiram recarregar baterias. Lá chegados, noite escura, deparamo-nos com 8 km de estrada de terra e areia que nos separava do albergue do Sud, situado em plenas dunas do Sahara. Não tenho ideia de quanto tempo demoramos a fazer aquele caminho mas parecia não ter mais fim. Felizmente, assim que chegamos, aqueceram-nos o jantar e de seguida fomos dormir.



Acordamos no paraíso! Já tínhamos esquecido a turbulenta viagem do dia anterior e aproveitamos para dar uns mergulhos na piscina, de onde podíamos apreciar a magnifica paisagem do Sahara.




Uma hora antes do pôr do sol, com 3 litros de água cada um e preparados para acampar em pleno deserto, subimos no dromedário e seguimos em direcção ao acampamento na companhia de um simpático berbere local. Ao pôr do sol, demos descanso aos dromedários e sentamo-nos nas dunas de Erg-Chebbi para contemplar o momento. À chegada ao acampamento, ofereceram-nos o habitual e irrecusável chá de menta e aproveitamos para conversar um pouco e dar uns toques nos bongos marroquinos assim como algumas tentativas falhadas de tocar qraqeb (castanholas de metal). Nessa noite deitamo-nos com a promessa de que acordaríamos às 6 h para subir os 100 metros da grande duna de Erg-Chebbi antes que o sol brilhasse por de trás das montanhas que separam Marrocos da Argélia. 






Embora as minhas pernas não tenham permitido a chegada ao cume, os 70 ou 80 metros de altura foram suficientes para desfrutar um magnifico nascer do sol que dourou todo o Sahara até onde os meus olhos puderam alcançar. Um momento único que valeu cada ossinho que insistiu em doer após a viagem de volta de dromedário até ao albergue.



2 comentários:

  1. Excelentes fotos de uma aventura que cada português deveria ser "obrigado" a fazer tal as maravilhas e os contrastes que se observam em terras marroquinas, um choque cultural e aqui tão perto.
    Só 1 critica ( construtiva ) achei o sorriso do dromedário 1 pouco monótono e repetitivo, hehe.
    Tenho estado atento e a apreciar muito a vossa viagem ( no forum CPM ) e a sonhar em fazer algo parecido, se calhar serei o 1º a faze-lo numa Egiro ( pois já estou a ficar Cota ).
    Saudações motards.
    Scooterado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário.
      Já tinha estado em alguns países da África do norte, mas nunca deixa de ser um choque cultural lá voltar. E Marrocos provou ser muito mais do que estava à espera. Foi uma óptima experiência, e aqui tão perto!

      Eliminar